Dezembro é o mês de início de férias escolares e festividades do final do ano, um período propício para o aquecimento do setor do turismo. Em João Pessoa, a rede hoteleira está com quase 80% de ocupação. Este ano é esperado um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a ocupação atingiu cerca de 72%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB).
O secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, revelou que o mês de novembro registrou 90% de ocupação e em dezembro deve alcançar 80%. Ele enfatizou que na semana do Natal, as pessoas retraem as viagens, e voltam no período do réveillon, que inclusive já atingiu 100% de ocupação dos leitos em hotéis e pousadas da cidade.
“Réveillon lotado, João Pessoa não tem mais disponibilidade de leitos e para janeiro temos expectativa de 90%”, disse à reportagem do Pauta Real.
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O presidente da ABIH-PB, Gustavo Paulo Neto, afirmou, em entrevista ao Pauta Real, que a contratação de pessoal é um ponto que evidencia os desafios do setor.
“A necessidade de formar mão de obra qualificada para atender à alta demanda durante o período festivo. A hotelaria tem desempenhado um papel ativo nesse sentido, promovendo capacitações internas e preparando suas equipes dentro do próprio equipamento para oferecer uma experiência de qualidade aos hóspedes”, detalhou.
A demanda turística e a ocupação de leitos reflete nas contratações de empregos fixos e temporários, tanto para a rede hoteleira quanto para restaurantes e o setor de serviços.
O Lajeto de Pai Mateus, em Cabaceiras (Foto: Marco Pimentel/Destino Paraíba)
O Lajeto de Pai Mateus, em Cabaceiras (Foto: Marco Pimentel/Destino Paraíba)
De acordo com a secretária de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ações estão sendo desenvolvidas para divulgar o Destino Paraíba, tanto da Capital, quanto do interior do estado, enfatizando as belezas naturais, turismo de aventura, turismo científico, cultura, história e culinária.
“Este ano realizamos e participamos de 78 eventos entre capacitações, famtur, fampress, road shows, feiras e salões, tudo isso em 20 estados do Brasil e ainda em 4 países. Além disso, o Governo investiu na divulgação internacional e nós tivemos 7 programas sobre a Paraíba circulando em 156 países através da Record Europa, com o programa Giro, que é especializado em turismo e investimentos”, comentou.
O aumento da vinda de turistas para o estado traz o reforço de investimentos para a rede hoteleira. Só no Polo Turístico Cabo Branco estão sendo investidos 1,7 bilhão, na construção de hotéis e resorts que acrescentarão cerca de 11 mil novos leitos e mais de 24 mil vagas de emprego. Além disso, terá parque temático, vila dos pescadores e polo gastronômico.
Operadoras de turismo – As operadoras de turismo tiveram crescimento médio de mais de 100%, de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo. Em 2024, comparando com 2023, a Azul Viagens teve um aumento de 78%, a CVC 45%, a New It 73% e uma nova operadora, que começou a investir na Paraíba e teve um crescimento de 350%.