O volume de serviços prestados pelas empresas na Paraíba cresceu 2,7% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice do estado superou a média nacional, que foi de 1,7%.
O crescimento foi observado em quatro das cinco atividades analisadas e em 59,0% dos 166 tipos de serviços investigados. O setor de informação e comunicação destacou-se como o principal responsável pelo avanço, impulsionado por aumentos na receita de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação.
No acumulado de janeiro a agosto, a Paraíba apresentou um crescimento de 3,4%, quase o dobro do crescimento nacional de 2,7%. Quatro das cinco atividades de divulgação tiveram taxas positivas, com crescimento em 60,2% dos serviços analisados.
A PMS fornece indicadores sobre o comportamento do setor de serviços, avaliando a receita bruta e real das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais funcionários, excluindo saúde e educação. Os setores de serviços e comércio são fundamentais para a composição do PIB nacional e estadual