As vendas do varejo na Paraíba cresceram 19,9% em agosto de 2024, comparadas ao mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, mostram que o estado teve a segunda maior taxa de crescimento do Brasil, atrás apenas do Amapá, que registrou 23,1%. Em todo o país, a média de crescimento foi de 5,1%.
Em comparação a julho, as vendas na Paraíba se mantiveram estáveis, com uma leve alta de 0,1%. No acumulado de janeiro a agosto, o crescimento foi de 11%, a segunda maior taxa do país, novamente superada pelo Amapá (21%). O Brasil, neste período, apresentou um aumento de 5,1%.
Destaques do Varejo
A Paraíba também se destacou no comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, com um crescimento de 16,6% em agosto, enquanto a média nacional foi de 3,1%. No acumulado do ano, o crescimento neste segmento foi de 11%, acima da média de 4,5% do Brasil.
Análise
Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, afirmou que as vendas estão “muito próximas” do pico histórico, com o desempenho positivo impulsionado principalmente pelas atividades farmacêuticas e de supermercados.
O secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, atribuiu o crescimento às ações do governo, criação de empregos e aumento do consumo das famílias, que deve ultrapassar R$ 100 bilhões este ano. Ele também destacou uma previsão de crescimento do PIB do estado em 6,8% para 2024, a maior do Brasil.
Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio podem ser acessados no sistema Sidra do IBGE.