Com as festas de fim de ano se aproximando, os supermercados da Paraíba já começam a sentir o impacto das compras de Natal e Ano Novo, com um aumento expressivo nas vendas, que chegam a 30%. Este crescimento é impulsionado pelas tradicionais ceias e pela preparação para as férias, levando os estabelecimentos a se prepararem com estratégias especiais de estoque e atendimento.
Para atender a essa alta demanda, os supermercados estão investindo em maior variedade de produtos, campanhas promocionais e reforço no quadro de funcionários, visando proporcionar uma experiência de compra mais eficiente e satisfatória para os consumidores. Um exemplo é o supermercado Santo André, integrante da Rede Paraíba, que tem sede no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, e registra aumento de até 30% nas vendas durante o período.
Os produtos mais procurados pelos consumidores são os tradicionais panetone, queijo do reino, bacalhau, passas, frutas cristalizadas, o chester e o peru. “Mês sazonal que mais vende no ano, portanto a preparação e organização têm que ser ainda maior, até mesmo na exposição da mercadoria dentro da loja, como os produtos da época”, explicou ao Pauta Real o proprietário do supermercado Santo André, Antônio Macedo Júnior.
Na Rede Assaí, o abastecimento do estoque para o período foi antecipado para o segundo semestre. O diretor Regional do Assaí Atacadista na Paraíba, João Miguel Gouveia, explicou que cada vez mais é feito um trabalho ao lado da indústria para que as lojas recebam os itens sazonais com antecedência. Outro ponto que ele destaca é que houve reforço nos estoques contemplando tanto o público final quanto os pequenos comerciantes.
“Antes de dezembro, as lojas do Assaí já tinham panetones à venda e, a partir da primeira semana deste mês, iniciamos a divulgação das primeiras ofertas mais expressivas em produtos voltados às celebrações de fim de ano, como espumantes, vinhos, aves natalinas (chester e peru) e utensílios domésticos habituais para o preparo e organização das mesas das ceias, como assadeiras, folhas de alumínio e potes plásticos”, pontuou.
Panetones, aves natalinas (chester e peru) e cortes suínos (pernil, tender e lombo), vinhos e espumantes, além de ingredientes para os pratos típicos das ceias, como farinhas, frutas frescas e secas, bebidas como refrigerantes e cervejas, pescados (tilápia e bacalhau), maionese, molho de tomate, azeitonas, chocolates para cobertura, estão entre os itens mais procurados pelos consumidores.
“Outro formato que percebemos ter uma boa aderência nesse período são os kits e cestas natalinas, ótimas opções para presentear amigos e familiares e uma maneira de complementar a mesa com produtos secos e líquidos (biscoitos, bolos, panetones, espumantes, etc.). E no Ano Novo se destacam os itens para a mesa de confraternização, como champanhes e petiscos”, afirmou João Miguel Gouveia.
No Assaí, as ofertas e os estoques foram ajustados para refletir as preferências regionais, incluindo produtos típicos do Nordeste, como o queijo do reino ou o queijo coalho, a goiabada e o floco de milho, além de destacar marcas de produtores locais.