O setor de bares e restaurantes na Paraíba apresentou um crescimento de 3,8% no volume de vendas no mês de agosto, de acordo com a mais recente pesquisa do Índice Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). O aumento coloca o estado como o terceiro maior em crescimento na região Nordeste, ficando atrás apenas de Alagoas e Piauí, que registraram expansões superiores no mesmo período.
O resultado mostra uma recuperação do setor, que acumulou queda de 7,4% no mês de julho, a terceira maior redução do país. Neste mesmo mês, todos os estados apresentaram queda no mês de julho.
Quando avaliada a variação anual, o percentual de aumento salta para 7,8%, o que rende ao estado o segundo maior crescimento do Nordeste e o quinto maior do país
No país, o volume de vendas no setor teve crescimento de 4% em agosto, revertendo a tendência de queda observada nos dois meses anteriores. O resultado marca uma projeção positiva para o setor, que apresentou uma melhora em 22 dos 24 estados analisados.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o aumento do volume de vendas em agosto reforça o otimismo dos empreendedores para o fim de ano. “Nos próximos meses, a expectativa é de que os estabelecimentos registrem um crescimento na demanda, impulsionado principalmente por fatores como a alta na temperatura, o pagamento do 13º salário e as festas de fim de ano”, destaca.
Uma pesquisa da Abrasel, realizada em julho deste ano, mostrou que 29% dos empresários planejam contratar novos funcionários com base no aumento de demanda previsto para os próximos meses. Entre as funções mais buscadas estão auxiliares de cozinha (68%), atendentes(51%) e garçons (51%).
Com informações do Pauta Real