Reconhecer empresas que fazem a diferença e têm em suas lideranças mulheres que acreditam na transformação através do empreendedorismo. Este é o objetivo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios que contemplou, nesta segunda-feira (21), empreendedoras de cinco segmentos e que atuam em diversas cidades da Paraíba.
Foram premiadas mulheres desde a área da inovação, tecnologia, beleza, comércio, construção civil e produtoras rurais. Para o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, o prêmio é um reconhecimento à importância do empreendedorismo feminino como forte participante na economia do estado e em todo o Brasil.
“O Sebrae reconhece o trabalho dessas empreendedoras e o melhor que cada uma faz na sua categoria. Com isso, o Sebrae traz para a cena, para a sociedade, aquilo que temos como maestria, que é estimular o empreendedorismo e o que faz a economia girar”, frisou.
Nesta edição, o Sebrae contou com duas novas categorias: ciência e tecnologia e negócios internacionais. As outras três foram: Microempreendedor Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios. De acordo com a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, a participação das empresárias nessa diversidade de segmentos reforça as possibilidades e campos de atuação mais diversos com pequenos negócios liderados por mulheres.
“É um reconhecimento dessas mulheres no seu modelo de gestão. Elas podem estar em empresas de negócios internacionais, inovação. É um leque de segmentos que faz com que essas mulheres possam estar realmente onde elas quiserem”, destacou a gerente.
Desafios – Antes da cerimônia de premiação, os convidados acompanharam a palestra “Mulheres na liderança: como superar os perrengues e dicas para prosperar”, conduzida pela gestora do programa Sebrae Delas, do Sebrae Nacional, Renata Malheiros. Em sua apresentação, ela falou das dificuldades que as mulheres têm ao decidir empreender, seja por dividir o tempo com as funções familiares, ter outros trabalhos, e ainda o preconceito cultural que enfrentam no mercado.
“As mulheres enfrentam barreiras culturais que os homens não enfrentam, como crenças limitantes, baseadas em preconceito mesmo. Todo mundo merece ter seu sonho profissional e as mulheres podem realizar isso”, reforçou.
A grande vencedora na categoria Negócios Internacionais, Thamara Bastos Silva, que atua como corretora vendendo para o exterior, reforçou a importância do Prêmio para incentivar outras mulheres a participar, mostrar as suas empresas e acreditarem em si mesmas. “A determinação, a fé e o foco levam vocês, mulheres, a desbravar novos horizontes. É possível a gente mudar o mercado. Nós temos sim o poder de mudar”, disse.
Veja a lista completa das premiadas
Ciência e Tecnologia
1º – Janiffer Barbosa dos Santos da Macena (Conde)
Negócios Internacionais
1º – Thamara Bastos Silva (Campina Grande)
2º – Melca Farias Vieira (João Pessoa)
Produtora Rural
1º – Rayssa de Queiroz Chaves Araújo (João Pessoa)
2º – Maria Sueli Soares da Silva (Monteiro)
3º – Paula Suêrda Ferreira Rocha (Monteiro)
MEI
1º – Alhandra de Medeiros Alvim (João Pessoa)
2º – Jessika Monteiro Cordeiro (Monteiro)
3º – Cristina Freire (Itapororoca)
Pequenos Negócios
1º – Dilene Marques Henriques de Albuquerque (Areia)
2º – Charlene Albuquerque (Patos)
3º – Polyanna Rochely Soares da Silva (Campina Grande)
Etapa regional – O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é composto por etapas estaduais, regionais e nacional. As vencedoras paraibanas seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial.