A Paraíba tem uma taxa de 7,6% dos empreendedores com 60 anos ou mais, os chamados sêniores, de acordo com o levantamento do Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o país, são mais de 4 milhões de pessoas nessa faixa etária (13,5%), donas do próprio negócio.
Se comparada às outras regiões, o Nordeste é a que possui a menor taxa de empreendedorismo entre sêniores (10,2%). No entanto, a participação dessa parcela da população nos pequenos negócios é significativa para a economia local, sendo os setores de serviço e comércio os que mais atraem os idosos para abrir o próprio negócio, conforme a pesquisa. O estudo também apontou a renda média dos empresários seniores que chega a R$ 3.347 – valor aproximadamente 4,3% maior do que o rendimento do total de donos de negócios no país (R$ 3.209).
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito, a pesquisa mostra o resultado das mudanças no perfil populacional. O brasileiro está vivendo mais e, por que não, decidindo continuar ativo no mercado, seja trabalhando para terceiros ou abrindo uma pequena empresa. “Os empreendedores dessa categoria usam todo o conhecimento adquirido com o passar dos anos e empregam na gestão de uma nova empresa. Juntando a vontade de seguir progredindo com a necessidade de se manter em atividade, temos uma combinação com grandes chances de dar certo no mundo dos negócios”, destaca.
Além disso, segundo ela, esses empreendedores também podem ter um negócio a partir de experiências próprias, na sua vivência pessoal, para atender o público idoso. “Se ele resolver empreender para os prateados (público 60+) poderá ser vantajoso. Pela empatia que terá com esse público, irá desenvolver estratégias para aprimorar os serviços, e pela relevância de conhecer as necessidades desses clientes que muitas vezes são extremamente exigentes”, acrescentou a analista.
Perfil dos sêniores – Conforme o estudo do Sebrae com base na PNAD Contínua, o público empreendedor sênior é formado, majoritariamente, por homens (71,3%) e brancos (mais da metade). Além disso, quase 70% deles estão no Sudeste (48,5%) e Nordeste (21,4%) do país. Apesar disso, o Norte é a região do Brasil que tem a maior taxa de empreendedorismo entre os Sêniores (13,8%).
O mapeamento do Sebrae também aponta que 85% dos seniores donos de pequenos negócios empreendem por conta própria e 15% são empregadores. Os empreendedores com 60 anos ou mais estão distribuídos, principalmente, nos setores de Serviços (36,4%) e Comércio (21,9%).
Confira dicas do Sebrae para empreender após os 60:
– Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso de um empreendimento. Consulte especialistas para o amadurecimento de uma ideia e sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.
– Invista em capacitação: conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. É importante conhecer o mercado que irá atuar, fazendo cursos, participando de seminários, feiras e exposições. Especialize-se na área de interesse do negócio.
– Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a empresa sustentável.
– Dedique-se: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.
Com informações do Pauta Real