
A cantora e compositora paraibana Sofia Gayoso lança nesta sexta-feira (28) o EP “Diferente (Acústico)”, um projeto que marca uma nova etapa de sua carreira, agora guiada por sonoridades mais orgânicas, íntimas e conectadas às raízes nordestinas. O audiovisual completo será divulgado ao meio-dia, no YouTube, em registro gravado na Casa de Brígida, em São Paulo.
O trabalho nasce como uma releitura afetiva do EP “Diferente”, lançado no início do ano. O primeiro vislumbre dessa nova fase veio com “Universo Paralelo (Acústico)”, que apresentou ao público o retorno da artista ao violão, instrumento que marcou sua infância e adolescência.
“Quis retrabalhar as músicas e mostrar esse meu lado mais acústico, que começou comigo ainda adolescente, com o violão no colo”, explica Sofia. No EP, ela assume voz e violão, acompanhada de Vito (sanfona), Marcos Andres (sax e flauta) e Dan Carvalho (cajón e efeitos), em arranjos que unem suavidade da MPB, poesia e forte sotaque nordestino. “Levo a Paraíba comigo em tudo que canto. No sotaque, nas expressões, na sanfona e no balanço das músicas”, afirma.
Gravado em uma tarde adornada por elementos regionais, o projeto apresenta versões ao vivo e em formato acústico das cinco faixas do EP original, com estética que remete a um sarau nordestino.
Encerramento de ciclo e novos rumos
Para Sofia, “Diferente (Acústico)” vem como celebração e como ponte para um novo momento artístico.
“O ano de 2025 marca o fechamento do ‘Diferente’. Este acústico celebra essa etapa e inicia uma fase mais orgânica e introspectiva, em que me reconecto com minha essência de compositora e instrumentista”, diz.
A artista adianta ainda que 2026 trará novas sonoridades, com produções mais próximas das raízes e timbres originais.
“O EP também tem a vibe do verão, músicas que aquecem, aproximam e criam memórias afetivas. Há uma pegada de arrocha e seresta que gruda no coração”, completa.

