Sam Altman, CEO da OpenAI, acredita em um futuro positivo para o mercado de trabalho, apesar das incertezas trazidas pela inteligência artificial (IA). Durante a conferência Indeed FutureWorks, ele comentou que, embora alguns empregos desapareçam, novas oportunidades surgirão. “Haverá muitos empregos diferentes dos de hoje, mas nunca falta o que fazer”, disse.
Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, a IA generativa já transformou o mundo corporativo. Hoje, a ferramenta tem 200 milhões de usuários semanais. O impacto no mercado de trabalho é notável. De acordo com o FMI, 40% dos empregos atuais serão afetados pela IA. Um estudo da McKinsey estima que até 14% dos profissionais precisarão mudar de carreira até 2030 por causa da digitalização e robótica.
Altman lembra que a chegada de novas tecnologias sempre gerou preocupações sobre a extinção de empregos, mas também criou novas funções. Ele citou a programação como exemplo, que eliminou alguns cargos, mas gerou novas oportunidades. Ele reconhece, no entanto, que as mudanças de hoje acontecem mais rápido. Segundo um relatório da Microsoft e LinkedIn, a procura por profissionais de IA cresceu 323% nos últimos oito anos.
Mesmo com essas mudanças, Altman mantém uma visão otimista: “Será incrível quando a IA fizer meu trabalho melhor, mas pelo menos pude aproveitar a parte divertida”.