Matthew Gordy Stuller tinha 15 anos quando sua mãe o deixou na biblioteca em Lafayette, Louisiana, para estudar. Ao invés de estudar, ele se distraiu e entrou em uma joalheria, onde viu um anel de compromisso na vitrine. Convencido de que o anel ajudaria a conquistar uma garota, ele persuadiu o dono da loja a vender-lhe o item por US$ 5 de entrada e US$ 5 por semana. Para pagar, Stuller começou a fazer pequenos trabalhos, como entregar jornais, cortar gramados e lavar carros. Ele visitava a loja todos os sábados para pagar a parcela e, eventualmente, conseguiu um emprego de meio período na joalheria.
Durante esse tempo, o joalheiro lhe ensinou a polir joias e a ajustar anéis. Stuller se apaixonou pelo ofício e, ao longo dos anos, desenvolveu uma carreira no setor de joias. Hoje, com 73 anos, ele é um dos maiores nomes do atacado de joias nos Estados Unidos, com uma fortuna estimada em mais de US$ 1 bilhão. Seu sucesso não se deve ao romantismo, mas ao seu foco implacável na fabricação, logística e na satisfação das necessidades de seus clientes varejistas.
Por Forbes