PIB da Paraíba teve o maior crescimento do País em 2024, confirma estudo do Banco do Brasil

O último levantamento do Banco do Brasil, publicado na sexta-feira (3), reiterou as últimas duas projeções anteriores: a Paraíba registrou a maior taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre todas as unidades da Federação do País em 2024. Dados do estudo da “Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil” mostram que a atividade econômica do Estado cresceu 6,6% no ano passado, enquanto a média do Nordeste (3,8%) e do País (3,5%) cresceram abaixo.

No ranking do Banco do Brasil dos Estados, as maiores taxas de crescimento são da Paraíba (6,6%) seguidas pelo Rio Grande do Norte (6,1%), Tocantins (6%), Amapá (5,8%), Espírito Santo (5,3%), Amazonas (5,2%) e o Distrito Federal (5,1%). Apenas Mato Grosso do Sul deve registrar um decréscimo na projeção do PIB, com uma redução de 0,7%.

Conforme estudo, os três setores que serviram de base para o levantamento a análise do crescimento em 2024, a Paraíba apresentou taxas superiores às médias do Brasil e da Região Nordeste. O PIB de Serviços – que inclui comércio, administração pública e demais segmentos do setor – concentra a maior força das atividades econômicas, apresentou crescimento de 6,5%, enquanto a média do Brasil foi de 3,6% e a do Nordeste de 4%, conforme o estudo.

No PIB da indústria, a Paraíba registrou uma expansão de 6%, bem acima também da média do Brasil (3,3%) e a do Nordeste (3,4%).

Já o estudo que aponta queda no PIB agropecuário para o Brasil (-2,5%) e o Nordeste (-1,7%), o setor paraibano se diferencia novamente ao apresentar uma taxa de crescimento de 3,2%.

Category: Destaques, Negócios
Próximo post
Como João Pessoa foi de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão do Nordeste
Post anterior
Casa própria mais cara: preços de imóveis disparam quase 8% em 2024; veja as capitais mais caras