A Paraíba foi reconhecida como o estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado alcançou a 12ª posição nacional, subindo um lugar em comparação ao ano anterior, ultrapassando o Ceará, que ficou em 14º.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no Brasil, oferecendo uma análise detalhada da capacidade competitiva dos estados brasileiros e do Distrito Federal. O ranking avalia a performance dos estados em dez áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
Na área de Infraestrutura, a Paraíba se destacou, ocupando a 6ª posição. O estado manteve a mesma colocação em Segurança Pública, apesar de uma queda de três pontos em relação ao ano passado.
A Paraíba também se posicionou bem em Solidez Fiscal, alcançando a 10ª posição. No quesito Inovação, o estado ficou em 11º lugar.
Em Sustentabilidade Ambiental, a Paraíba ficou em 13º, e na Sustentabilidade Social, subiu três posições, alcançando o 15º lugar.
O estado teve um avanço significativo em Educação, subindo seis posições para ocupar o 14º lugar. Em Eficiência da Máquina Pública e Potencial de Mercado, a Paraíba ocupou a 16ª posição, com uma melhoria de sete pontos no Potencial de Mercado em relação ao levantamento anterior.
A menor pontuação da Paraíba foi em Capital Humano, onde o estado recebeu 7,5 no ranking e ficou em 24º lugar. No entanto, mesmo nessa área, houve progresso, com a Paraíba subindo duas posições em comparação ao ano passado.
Gerardo Rabello com G1