
O cinema brasileiro brilhou na 83ª edição do Globo de Ouro, em Los Angeles (EUA), neste domingo (11). O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois prêmios importantes na tradicional cerimônia da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.
A produção venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, superando obras de países como Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França, uma vitória que coloca o cinema brasileiro em destaque no cenário internacional.
O outro prêmio foi para o ator brasileiro Wagner Moura, que fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama por sua interpretação no mesmo longa. Em seu discurso, ele falou em português, agradeceu à equipe e celebrou a cultura do país.
Apesar dessas conquistas, o filme não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, que foi para Hamnet. Ainda assim, as vitórias de O Agente Secreto marcaram a primeira vez que o Brasil recebeu dois troféus na mesma edição do Globo de Ouro, um feito inédito.
A obra, que estreou internacionalmente no Festival de Cannes e já tem reconhecimento em outros prêmios recentes, também foi escolhida para representar o Brasil no Oscar 2026, reforçando sua relevância cultural e artística.
Com essas vitórias, O Agente Secreto e Wagner Moura colocam novamente o cinema brasileiro no centro da temporada de premiações mundial, um motivo de orgulho nacional e um marco na história do audiovisual do país.

