
João Pessoa volta ao centro da inovação global ao sediar, pelo terceiro ano consecutivo, o NASA International Space Apps Challenge, maior hackathon do mundo apoiado pela Agência Espacial Americana. O evento acontece de 3 a 5 e 9 de outubro, no Ilha Tech, reunindo mais de 200 participantes selecionados para criar soluções criativas e tecnológicas para desafios reais da Terra e do espaço.
Criado em 2012, o Space Apps Challenge conecta milhares de pessoas em mais de 160 países em uma maratona de ideias e colaboração, utilizando dados abertos da NASA. A edição paraibana será híbrida, com atividades presenciais e online, e faz parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, que busca aproximar a ciência da população.
A liderança do evento está com Dani Bezerra, empreendedora e articuladora de ecossistemas criativos, que atua como Local Lead desde 2019. Ao lado dela, estão Thayane Belchior, CEO da TrêsBê Delas e mentora em inovação, e Ruy Dantas, publicitário e presidente do Grupo Sin, responsável pela articulação institucional e pela visibilidade do evento.
“Teremos mais de 200 participantes desenvolvendo soluções para os 18 desafios da NASA. A expectativa é ver um projeto paraibano entre os premiados globais”, destaca Dani.
A programação inclui o painel de abertura “Aprender, Lançar e Liderar” no dia 3/10, seguido por dois dias de imersão e mentorias (4 e 5/10) e o pitch final com premiação em 9/10. A participação presencial será exclusiva para os selecionados, mas a abertura e o encerramento terão transmissão ao vivo no YouTube.
Com apoio de empresas locais e do hub de inovação Ilha Tech, o evento consolida João Pessoa como polo criativo e tecnológico no Nordeste, conectando ciência, inovação e diversidade em escala global.

