A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (17), sessão especial, conjunta com a Câmara Municipal de João Pessoa, para conceder o título de cidadão paraibano ao médico gastrocirurgião, Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira.A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino.
O presidente destacou o homenageado como símbolo de excelência e humanidade na medicina. Cássio Virgílio Cavalcante nasceu em Garanhuns, Pernambuco, mas foi em João Pessoa que construiu sua trajetória de sucesso. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1990 e dedicou-se ao estudo e prática da cirurgia do aparelho digestivo.
“Celebramos a união de duas honrarias que simbolizam o reconhecimento de uma trajetória de vida dedicada ao serviço do bem, à saúde e ao cuidado com o outro. Com grande satisfação, entregamos ao Dr. Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira os títulos de Cidadão Paraibano e Cidadão Pessoense, em justa homenagem ao legado que ele construiu ao longo de décadas de trabalho árduo e competência”, ressaltou Adriano.
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho, ressaltou que a sessão conjunta mostra a importância do médico para a Paraíba. “Com toda certeza o doutor Cassio faz um serviço revolucionário aqui na Paraíba. Trabalha com a medicina de transplante e realizou diversos aqui na Paraíba. É uma referência não só para a Paraíba, mas para o Brasil”, destacou o parlamentar.
O médico gastrocirurgião Cássio Virgílio agradeceu a homenagem das duas Casas Legislativas. “Me sinto muito honrado em ser agraciado com a homenagem da Assembleia e da Câmara Municipal de João Pessoa. É um documento muito importante, mas eu já sou paraibano de coração”, comentou.
Também participaram da solenidade os deputados João Gonçalves e Jutay Menezes; o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Walter Azevedo; e o presidente da UnimedJP, Gualter Ramalho.
Mais sobre o homenageado
Como um dos principais gastrocirurgiões da Paraíba, Cássio Oliveira desempenhou um papel fundamental como coordenador do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Unimed-JP, tornando- se responsável pelo primeiro transplante de fígado do Estado da Paraíba. Seu compromisso em proporcionar esperança e qualidade de vida às famílias paraibanas é evidente, culminando na celebração do centésimo transplante de fígado, um marco histórico que simboliza não apenas sua competência médica, mas também sua dedicação incansável ao bem-estar da comunidade.
Com informações da ALPB