
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi incluída na lista Forbes de Líderes de Sustentabilidade 2025, sendo a única brasileira entre os 50 nomes que se destacam no combate à crise climática. O ranking reúne empreendedores, investidores, ativistas e cientistas de diferentes países.
Entre os nomes internacionais estão Anousheh Ansari (CEO da XPRIZE Foundation, EUA), Damilola Ogunbiyi (ONU, Reino Unido), Wanjira Mathai (World Resources Institute, Quênia) e Sumant Sinha (CEO da ReNew, Índia). A escolha foi feita por um júri de peso, que inclui Laurene Powell Jobs, Jane Fonda, Tom Steyer, Jigar Shah e Charlot Magayi.
Marina ganhou destaque por sua gestão à frente do ministério desde 2023, quando conseguiu reduzir em 31% o desmatamento na Amazônia e 25% no Cerrado, alcançando o menor índice de devastação em quase uma década. Entre as medidas, estão o reforço das operações do Ibama, com mais helicópteros e monitoramento remoto, além de ações contra garimpo, incêndios florestais e desmatamento ilegal.
Com este reconhecimento, Marina Silva consolida seu nome no cenário internacional como uma das principais vozes em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.