A edição de 2024 do ranking Kantar BrandZ das 100 marcas mais poderosas do mundo destacou o domínio contínuo das marcas de luxo francesas Louis Vuitton, Hermès e Chanel. Apesar da Louis Vuitton ter saído do Top 10 geral, a Hermès manteve sua posição forte, com um crescimento impressionante de 23% em valor, mesmo em um cenário de consumo desafiador. O setor de luxo como um todo cresceu 8%, evidenciando a resiliência e a atratividade contínua dessas marcas icônicas.
No ranking deste ano, Louis Vuitton caiu para o 12º lugar, atrás das gigantes da tecnologia como Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook, além da McDonald’s e NVIDIA, que se destacaram com avanços significativos. Este cenário reflete não apenas a competição acirrada entre as marcas de luxo e as empresas de tecnologia, mas também a capacidade de adaptação das marcas para permanecerem relevantes em um mercado global dinâmico e em constante evolução.
*Metodologia: O ranking anual Kantar BrandZ Top100 (lançado em 1998) avalia e quantifica o valor e o desempenho financeiro de empresas internacionais, com base em entrevistas a um painel de 4,2 milhões de consumidores, para mais de 20.000 marcas em 54 mercados.