Dando continuidade às articulações iniciadas com a Secretaria Municipal da Mulher, a Defensoria Pública da Paraíba avançou, nesta terça-feira (15), nas tratativas com a Prefeitura de Cabedelo para o enfrentamento à violência contra as mulheres e o fortalecimento do atendimento jurídico no município.
A proposta foi discutida durante um encontro entre a defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes, o coordenador do Núcleo de Atendimento de Cabedelo, Gerardo Rabello, e o prefeito do município, André Coutinho, durante a entrega da pavimentação da Rua João Roberto Borges de Souza, em Camboinha.
Além da ampliação da rede de proteção, a Defensoria também pleiteou o apoio da gestão municipal para reforçar a segurança no Núcleo de Atendimento da instituição em Cabedelo, que funciona há vários anos prestando assistência jurídica gratuita à população.
“As mulheres paraibanas têm sido vítimas constantes de agressões físicas, algumas, inclusive, de feminicídios. É preciso a união de forças para coibir, inibir e evitar tamanha violência. O Governo do Estado, por meio da Defensoria Pública Geral, propôs um convênio com a Prefeitura Municipal de Cabedelo para intensificarmos o combate a esta violência generalizada contra as mulheres”, afirmou Madalena Abrantes.
O prefeito André Coutinho recebeu positivamente a proposta e se comprometeu a agendar um novo encontro para formalizar a parceria.
Na véspera do encontro, segunda-feira (14), a defensora pública geral já havia se reunido com a secretária municipal da Mulher, Cynthia Cordeiro, para discutir a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos. A proposta prevê a criação de um fluxo de atendimento mais ágil e humanizado, evitando a revitimização das mulheres em situação de violência.