Cresce a procura por permuta de imóveis em João Pessoa

Foto: Divulgação

A permuta de imóveis, modalidade em que propriedades são trocadas entre duas ou mais partes, tem ganhado força no mercado imobiliário de João Pessoa. Quando há diferença de valores entre os bens, a negociação pode incluir um pagamento extra em dinheiro, chamado “torna”.

Segundo Gustavo Galindo, especialista e sócio da Núcleo Consultoria Imobiliária, a prática é comum em negócios com construtoras. “O proprietário de um terreno ou casa recebe, como pagamento, imóveis que podem ser construídos no mesmo local ou fazer parte do estoque da construtora. Com isso, ele amplia seu patrimônio, trocando por produtos novos e com potencial de valorização”, explica.

A permuta é regulamentada pelo Código Civil e exige contrato ou escritura pública. Impostos como ITBI e Imposto de Renda podem incidir, variando conforme o tipo de proprietário. Para garantir segurança, Galindo reforça a importância de assessoria imobiliária e jurídica experiente, além de avaliação técnica e de mercado. “Tudo precisa ser bem mapeado para que a permuta seja segura e saudável”, diz.

Além de beneficiar proprietários, a permuta é estratégica para construtoras, que preferem manter o caixa disponível para investir em vários projetos ao mesmo tempo. “Comprar um terreno à vista imobilizaria o fluxo de caixa, limitando novos investimentos”, explica Galindo.

Atuando desde 2016, a Núcleo Consultoria Imobiliária é referência em permutas e desenvolvimento de áreas. A empresa realiza intermediação entre proprietários e construtoras, oferecendo segurança jurídica, análise técnica e um portfólio consolidado, garantindo resultados positivos tanto em empreendimentos comerciais quanto residenciais.

Com informações da Pauta Real

Category: Destaques, Negócios
Próximo post
Gisele Bündchen celebra o 1º Halloween de seu bebê com caminhada em Miami
Post anterior
Montadora chinesa Omoda Jaecoo quer entrar no Top 10 do Brasil com carros híbridos e elétricos