
As confraternizações de fim de ano estão movimentando bares e restaurantes em todo o país e trazendo projeções otimistas para o setor de alimentação fora do lar. Segundo levantamento da Abrasel, 81% dos empresários esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, para 26% deles, o crescimento deve ser de pelo menos 10%.
Os resultados já começam a aparecer: após setembro registrar prejuízo em 27% dos estabelecimentos, outubro fechou com queda desse índice para 20%, enquanto 40% das empresas tiveram lucro, sete pontos percentuais acima do mês anterior. O Índice Abrasel-Stone também reforça a tendência positiva, mostrando variação +1,6% nas vendas em outubro.
Reservas crescem e estabelecimentos ampliam equipes
O aquecimento das reservas fez com que muitos empreendedores reorganizassem operações internas, aumentassem estoque e reforçassem escalas. 32% dos bares e restaurantes pretendem contratar mais funcionários, impulsionados, principalmente, pela demanda das festas de fim de ano, apontada por 78% dos empresários como fator determinante para novas contratações.
Em São Paulo, o empresário Pedro Mott, do Quintal do Espeto, confirma a alta no movimento.
“Este último bimestre está melhor do que o ano passado. O volume de contatos e as conversões estão cerca de 10% acima do registrado em 2024”, afirma.
Para atender ao fluxo, Pedro aumentou o quadro fixo em 15% e ampliou a quantidade de freelancers, com políticas específicas de remuneração e disponibilidade, reforço especialmente focado em garçons e atendimento.
Eventos corporativos retomam força e elevam ticket médio
De acordo com José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, a retomada dos encontros presenciais tem sido decisiva:
“Com a redução do trabalho remoto, os eventos corporativos voltaram aos bares e restaurantes. Isso aumenta o ticket médio, dá previsibilidade ao empreendedor e ajuda a fechar o ano com equilíbrio”.
O setor vê nesta reta final uma oportunidade estratégica para garantir fôlego para 2026. Em muitos estabelecimentos, cresceu a busca por eventos empresariais com reserva exclusiva de espaço, decoração personalizada e serviços adicionais, especialmente por empresas de médio e grande porte, tendência confirmada por Pedro Mott.


