
A Denza, divisão premium da BYD, fez sua estreia oficial no Brasil apresentando um SUV híbrido off-road como cartão de visitas. A marca chega ao país com uma estratégia ambiciosa: lançar simultaneamente três modelos, o SUV B5, o Z9 GT e a van executiva D9, e iniciar as operações a partir do B5, que será o primeiro a chegar às concessionárias.
A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (24), durante o 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no Distrito Anhembi. Antes disso, a Forbes Brasil e a marca promoveram uma avant-première em outubro, com a presença de Wang Chuanfu, fundador da BYD, reforçando a importância do mercado brasileiro na expansão global do grupo.
Três modelos, um plano claro
Ao anunciar o trio, B5 (R$ 436.000), Z9 GT (R$ 650.000) e D9 (R$ 800.000), a Denza sinaliza que não pretende ocupar apenas um nicho premium, mas construir rapidamente um portfólio de luxo completo no país.
O SUV B5 é o primeiro passo dessa estratégia. Versátil, sofisticado e com capacidade off-road genuína, ele servirá como ponte entre a reputação consolidada da BYD em eletrificação e o posicionamento mais luxuoso da Denza.
Na sequência chegam:
• Z9 GT — o “show car da marca”, focado em design e tecnologia, previsto para o 1º semestre de 2026;
• D9 — uma van executiva que promete entregar ao passageiro no Brasil uma experiência próxima da primeira classe aérea, prevista para o 2º semestre de 2026.
Origem alemã, expansão chinesa
Criada em 2010 como joint venture entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza nasceu trazendo ao DNA a engenharia e o design premium alemães combinados ao ritmo acelerado de inovação em eletrificação da China.
“Há 15 anos a Mercedes e a BYD se uniram para trazer o melhor das duas marcas”, destaca Werner Schaal, diretor da Denza no Brasil, executivo com passagens por Mercedes-Benz e Porsche.
Desde que a BYD assumiu 100% da operação, em 2024, a Denza acelerou sua expansão e passou a mirar mercados estratégicos, entre eles, o Brasil, que hoje vive forte crescimento no segmento de eletrificados.
Embora pertença ao grupo, a Denza terá operações independentes: equipes próprias de vendas, marketing e desenvolvimento de rede, lideradas por Schaal e subordinadas diretamente a Alexandre Baldy, VP sênior da BYD no país. As concessionárias serão exclusivas da Denza, embora possam dividir localização com lojas BYD.
O B5: um “leopardo sobre rodas”
Estrela da estreia brasileira, o Denza B5 combina força, agilidade e presença — estética inspirada nas linhas de um leopardo. Por dentro, o design remete a cadeados e elos de corrente, simbolizando solidez e segurança.
O SUV é de grande porte:
• 4.890 mm de comprimento
• 2.800 mm de entre-eixos
• 1.920 mm de altura
• 1.970 mm de largura
Off-road robusto, interior de luxo
O B5 é construído sobre a plataforma DMO, que permite até 1.200 km de autonomia combinada e entre 90 e 100 km no modo 100% elétrico. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos.
Entre suas credenciais off-road:
• tração 4×4 integral (EHS)
• três bloqueios de diferencial (dianteiro, traseiro e central)
• capacidade de reboque de 2.500 kg
• 16 modos de condução
No interior, o luxo é o protagonista:
• sistema Devialet com 18 alto-falantes
• refrigerador com aquecimento e resfriamento
• bancos de couro premium com aquecimento, ventilação e 10 pontos de massagem
Rede própria e possibilidade de fabricação nacional
A primeira loja da Denza no Brasil será inaugurada na Avenida Europa, em São Paulo, tradicional reduto de marcas de luxo automotivo.
E há espaço para expansão industrial: “É possível fabricar modelos da Denza no Brasil na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. Vai depender da demanda e da aceitação do consumidor”, afirma Baldy.
Com o B5 abrindo caminho, a expectativa é que Z9 GT e D9 encontrem terreno fértil em 2026, consolidando a Denza como novo sobrenome de luxo dentro do império BYD no país.



