Efeito Fernanda Torres: Outros brasileiros Que exportaram excelência para o mundo

“Eu conheço a cultura francesa, a cultura americana, a cultura russa, a cultura alemã, a cultura italiana. Mas eles não conhecem a cultura brasileira.” A frase foi dita por Fernanda Torres, em entrevista ao Uol em novembro de 2024, quando a atriz sequer colocava expectativas na vitória no Globo de Ouro e na indicação ao Oscar. Ela é, no entanto, apenas uma das muitas figuras brasileiras que extrapolaram os limites da fronteira do Brasil, conquistando reconhecimento mundial pela excelência em suas áreas.

Mas Fernanda não foi a primeira – e nem será a última. Nos anos 1930, Carmen Miranda já exportava o charme do Brasil para o mundo, enquanto Tarsila do Amaral pintava as cores e formas brasileiras para a Europa no final do século 19. Mas, apesar de todo o talento exportado, a cultura nacional ainda é vista por muitos como um conjunto de estereótipos, enquanto o Brasil guarda em sua essência complexidades e riquezas que poucos conseguem compreender por completo.

“Quando alguém fura a fronteira e leva algo que nos é pessoal para fora, é essa espécie de sentimento de orgulho nacional”, pontuou Torres, na entrevista já citada. Além da estrela de “Ainda Estou Aqui”, confira outros brasileiros notáveis que levaram a excelência brasileira para o resto do mundo:

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2025/02/efeito-fernanda-torres-outros-brasileiros-que-exportaram-excelencia-para-o-mundo/

Rodrigo Santoro
Ator brasileiro nascido em 1975, Rodrigo Santoro iniciou sua carreira na televisão brasileira e rapidamente se destacou no cinema nacional antes de conquistar Hollywood. Ele atuou em filmes como “300”, “Simplesmente Amor” e “Ben-Hur”, além de séries como “Westworld”. Seu talento e versatilidade o tornaram um dos atores brasileiros mais reconhecidos no cenário internacional.

Jaqueline Goes de Jesus
Imunologista brasileira nascida em 1992, Jaqueline Goes de Jesus ganhou destaque internacional por seu trabalho na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, incluindo a vacina contra a Covid-19. Em reconhecimento às suas contribuições científicas, ela foi homenageada com uma boneca Barbie em sua semelhança, como parte da coleção Barbie Mulheres Inspiradoras. Além disso, Jaqueline foi eleita em 2022 para a lista Mulheres de Sucesso.

Walter Salles
Cineasta brasileiro e bilionário da família fundadora do Itáu-Unibanco, nascido em 1956, Walter Salles é reconhecido internacionalmente por suas obras que exploram a identidade e a realidade social do Brasil. Dirigiu filmes premiados como “Central do Brasil” (1998), indicado ao Oscar, e “Diários de Motocicleta” (2004), que retrata a juventude de Che Guevara. Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios em festivais como Cannes e Berlim, consolidando-se como um dos principais cineastas do país. É diretor do filme “Ainda Estou Aqui”, que concorre a 3 categorias do Oscar 2025.

Ronaldo Fenômeno
Ex-jogador de futebol brasileiro nascido em 1976, Ronaldo Luís Nazário de Lima é considerado um dos maiores atacantes da história do esporte. Bicampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira (1994 e 2002), foi três vezes eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. Além de sua carreira brilhante nos gramados, jogando por clubes como Barcelona, Inter de Milão e Real Madrid, tornou-se empresário e investidor no futebol, adquirindo participações em clubes como Cruzeiro e Real Valladolid.

Fernanda Montenegro
Atriz brasileira nascida em 1929, Fernanda Montenegro é uma das mais respeitadas atrizes do Brasil, com uma carreira que inclui papéis emblemáticos no teatro, cinema e televisão. No cinema, se destacou em “Central do Brasil” (1998), filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, tornando-se a primeira brasileira a alcançar esse feito. No ano passado, aos 95 anos, entrou para o Guinness Book após ter batido o recorde de maior público em uma leitura filosófica no mundo.

Category: Destaques, Sociedade
Próximo post
Quem comprou o Edifício Holiday
Post anterior
Estandarte do Muriçoquinhas do Miramar tem assinatura da artista Sayonara Brasil