A obra “Poder, Alegria dos Homens”, de Marcus Odilon Coutinho Ribeiro Coutinho, tem lançamento marcado para o dia 20 de novembro, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. O livro traz uma análise abrangente sobre a dinâmica do poder na história brasileira.
Com um olhar atento às relações sociais, políticas e culturais, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho convida os leitores a refletirem sobre como o poder é exercido e as suas implicações na sociedade. O autor discute as intrincadas manobras políticas e a busca incessante por prestígio, questionando se o poder serve ao bem comum ou se é utilizado para interesses pessoais.
José Octávio, historiador e um estudioso das obras, além de amigo pessoal de Odilon, destaca a influência literária do escritor. “Marcos Odilon era um exímio frequentador do ‘cenáculo’ de Geraldo Porto, que reunia intelectuais, pesquisadores da história da Paraíba e pessoas influentes da política de nosso estado. Além da boa formação que tinha, Odilon ‘bebeu da fonte’ do escritor francês Jean Bordeaux, que veio a Paraíba estudar nossa política. Além de tudo, os escritos de José Américo que Marcos se inspirou para escrever o ‘Poder, Algria dos Homens”, torna esse livro uma grande obra”, pontou.
O que diferencia esse livro de outros que remonta os bastidores políticos da Paraíba, é o estilo leve do escritor em tratar com questões delicadas peculiar da classe política. “Marcos Odilon sempre foi um anedotista, espirituoso e ele traz isso para o seu livro. Sua escrita é um retrato da luta pelo poder e um convite à reflexão sobre a responsabilidade de quem o exerce. Uma obra muito atual e que faz a gente perceber que na verdade nada mudou nas entranhas do poder”, concluiu José Octávio.
Em trecho da obra, Odilon destaca: “nem sempre são os políticos que se aproveitam das emergências. Muitos dos que se aproveitam só são políticos após o enriquecimento das verbas”. Essa visão crítica é uma das marcas registradas de Marcus Odilon, que, ao longo de sua vida, contribuiu significativamente para a literatura e a política da Paraíba.
Conhecido por sua vasta experiência, ele foi prefeito de Juarez Távora e de Santa Rita, além de ter exercido a função de deputado estadual.
Com 18 obras publicadas, Marcos Odilon Ribeiro Coutinho se firmou como uma referência no estudo da cultura brasileira.
O lançamento de ‘Poder, Alegria dos Homens’ está marcado para o dia 20 de novembro, às 18h, na Fundação Casa de José Américo. O livro foi reeditado pelo Conselho Editorial do Senado Federal, por iniciativa do senador, André Amaral.