
A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano foi apresentada à imprensa nesta terça-feira (6) e promete movimentar a economia e a cultura do estado. O evento será realizado pelo Sebrae e pelo Governo da Paraíba, entre os dias 9 de janeiro e 1º de fevereiro, na orla de Tambaú, em João Pessoa, com expectativa de atrair pelo menos 120 mil visitantes.
Consolidado no calendário da alta temporada turística, o Salão reúne artesãos de vários municípios paraibanos, fortalecendo a economia criativa e gerando oportunidades de negócios durante e após o evento. Segundo o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda, o artesanato transforma vidas e movimenta a economia em todo o estado.
A abertura do encontro com a imprensa foi feita pela primeira-dama da Paraíba e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, que destacou a importância do Salão para valorizar o talento e a identidade cultural dos artesãos.
De acordo com a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, as edições de 2025 realizadas em João Pessoa e Campina Grande somaram mais de R$ 7 milhões em faturamento, resultado do acompanhamento e das capacitações oferecidas aos artesãos ao longo do ano. Ela também ressaltou que esta será uma das edições mais inovadoras dos últimos tempos.
O evento contará ainda com a participação da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas. A estrutura do Salão terá 6 mil metros quadrados, montada ao lado do Hotel Tambaú. A entrada é gratuita, mas os organizadores solicitam a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.


