Referência nacional na produção de queijos de cabra e de vaca, a cidade de Soledade, no cariri da Paraíba, sedia, desta sexta-feira (27) ao domingo (29), a 4ª edição do Festival de Queijo. O evento já se tornou tradicional na região e deve receber turistas e empreendedores da gastronomia. Nesta edição, estima-se um público total de 30 mil pessoas nos três dias de evento.
Na programação estão apresentações culturais, feirinhas de Queijos, de Artesanato, Mostra Soledade, concursos Gula e Gulinha do Queijo e Rei e Rainha do Queijo, além de Expofeira de Caprinos, Ovinos e Bovinos com a 20º Etapa do Circuito APACCO. O Festival Gastronômico de Queijos, as Oficinas Gastronômicas de Queijos, as atrações Artísticas e Culturais e o III Encontro Nordestino de Poetas Repentistas são outras atividades.
O Sebrae/PB é um dos apoiadores do evento e o analista João Bosco da Silva falou sobre a união institucional que promove o Festival. “Este evento surgiu a partir de consultorias do Sebrae no município. Como Soledade é conhecida como a cidade do queijo, sugerimos ao prefeito realizar o Festival há quatro anos. Desde a 1ª edição, o evento foi um sucesso e a cada ano só aumenta. Este ano, mais uma vez, estamos juntos no apoio, com realização de convênios, contratação de consultoria e articulações com parceiros, entre outras atividades”, falou.
Como uma rota turística, cultural e empreendedora, o evento tem atraído turistas interessados na gastronomia local e na produção de queijos. Além disso, o Festival promove a cultura, valorizando os artistas regionais e mostrando a variedade e as delícias da culinária paraibana, como definiu o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena.
Segundo o secretário de Agricultura do município e coordenador do Festival, Policarpo Neto, o Sebrae é um dos principais parceiros de Soledade no desenvolvimento do empreendedorismo. “A gente já tem também a Sala do Empreendedor no município. O Sebrae orienta, ajuda o pessoal do comércio local e também está presente no nosso 4° Festival do Queijo. A primeira edição foi pequena, como qualquer coisa que inicia, mas hoje é um evento que deixou de tomar proporções no município de Soledade, se tornou regional e por que não dizer nacional”, falou.
O secretário acrescentou que poucas cidades destacam o queijo e os seus derivados. Soledade produz muitos tipos, queijo coalho, de manteiga e saborizados. “E para tudo isso acontecer, precisa-se de consultorias, capacitações, cursos, oficinas, que em sua maioria são realizadas com o Sebrae, a quem agradecemos”, concluiu.
Programação
Sexta-feira (27)
Durante todo o dia, Circuito Bom é na Feira e Festival Gastronômico nos bares, restaurantes e lanchonetes.
11h – Fampress com jornalistas e coletiva de imprensa;
16h às 22h – Feirinha do Queijo e Mostra Soledade;
15h às 18h – Oficinas Gastronômicas – Praças Central e Padre Ibiapina;
14h às 22h – Expofeira de Caprinos e Ovinos, na Estação Ferroviária;
14h às 16h – Forró na Vila Soledade
16h – Abertura Oficial do Evento;
16h às 22h – Forró na Praça Central
19h – Concurso Rei & Rainha do Queijo
20h – Concurso Gulinha do Queijo
21h – Festa com atrações artísticas na Avenida José Farias de Araújo;
Sábado (28)
7h às 22h – Expofeira;
9h – Palestra sobre Empreendedorismo Feminino no Auditório Circuito Bom é na Feira;
9h às 12h e 16h às 22h – Forró na Vila Soledade;
15h – Palestra sobre Empreendedorismo para Jovens, com a psicóloga clinica, Leone Íris, no Auditório Circuito;
17h às 22h – Forró na Praça Central;
18h – Trio de forró na Vila Soledade;
19h – Eliminatória do Concurso Gula do Queijo;
Domingo (29)
7h às 16h – Expofeira;
9h – Encontro de Motociclistas na Praça Central;
9h – Palestra sobre Setembro Amarelo, no Auditório Circuito Bom é na Feira;
9h às 12h e 14h às 22h – Forró na Vila Soledade;
17h – Grupo Folclórico da FECOMÉRCIO, na Praça Central;
18h – Grupo Dançar T do SCFV Marineide da Costa Araújo, na Praça Central;
17h às 19h – Forró na Praça Central;
19h – Final do Concurso Gula do Queijo;
19h às 22h – I Grande Encontro Nordestino de Repentistas, na Praça Central.