Uma pesquisa da NEXUS, divulgada oficialmente na última quinta-feira em São Paulo, revela que 2 em cada 10 brasileiros se consideram “canceladores”, ou seja, além de boicotarem marcas, também as criticam nas redes sociais.
O estudo, que analisou o comportamento dos consumidores brasileiros, mostra que a insatisfação com as empresas está diretamente ligada a episódios de desrespeito ou discriminação, como racismo, homofobia e preconceito. Nos últimos dois anos, 47% dos brasileiros deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas envolvidas em tais episódios.
Quando o boicote é motivado por questões de compliance ou posicionamentos políticos, o percentual sobe para 59%. Além disso, 6 em cada 10 consumidores já retaliaram marcas por erros cometidos por executivos ou pela própria empresa. O estudo também revela que 40% dos consumidores deixaram de seguir marcas nas redes sociais após se depararem com notícias negativas sobre elas.
O levantamento foi apresentado no REPCOM, evento sobre reputação promovido pela FSB Holding, maior ecossistema de gestão de reputação da América Latina.