O próximo Papa pode ser brasileiro? Entenda


Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21 de abril, a Igreja Católica entra em um período conhecido como Sé Vacante, de preparativos para as cerimônias funerárias e convocação do conclave.

Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição, votar e serem eleitos. Desse total, sete são brasileiros. O único cardeal brasileiro que não poderá participar do conclave é Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, de 87 anos.

Quem são os 8 cardeais brasileiros

  • Dom Jaime Spengler: o atual Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB tem 64 anos. Ele foi nomeado cardeal no ano passado pelo próprio para Francisco.
  • Dom João Braz de Aviz: aos 77 anos e com longa trajetória na Cúria Romana, ele foi prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O religioso participou do conclave de 2013.
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner: é Arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia. Aos 74 anos, ganhou destaque internacional por defender os direitos dos povos originários e a preservação da floresta.
  • Dom Odilo Pedro Scherer: aos 75 anos, o religioso é Arcebispo de São Paulo e um dos cardeais mais influentes da América Latina. Ele já foi considerado “papável” em 2013, no conclave que elegeu Francisco.
  • Dom Orani João Tempesta: Arcebispo do Rio de Janeiro, ficou internacionalmente conhecido ao receber o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Aos 74 anos, ele tem um perfil conciliador e pastoral, e é respeitado no Brasil e fora dele.
  • Dom Paulo Cezar Costa: o Arcebispo de Brasília tem 57 anos e é o mais jovem entre os cardeais brasileiros eleitores. Com doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, representa uma ala mais técnica e moderna da Igreja.
  • Dom Raymundo Damasceno Assis: apesar de não poder votar conclave, por já ter 88 anos, o Arcebispo emérito de Aparecida pode ser eleito. O religiosos foi presidente da CNBB e participou do conclave anterior.
  • Dom Sérgio da Rocha: aos 65 anos, ele é Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, e já presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2016 e tem perfil discreto, mas muito articulado.

 

Category: Destaques, Sociedade
Post anterior
VÍDEO:Walkíria Santos esquenta Bananeiras no Open Bar do Celeiro 115