
Em 9 de outubro, a chinesa BYD inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, localizada m Camaçari, na Bahia. Além de sua presença definitiva no país, ela também é simbólica: é a primeira do Brasil dedicada à produção de carros elétricos e híbridos. Desde 17 de julho ela está autorizada, desde então, os veículos estão em fase de montagem. Os primeiros modelos nacionais chegam às concessionárias nos próximos dias.
Com um investimento de R$ 5,5 bilhões ao complexo de Camaçari, ele ocupa 4,6 milhões de m² — área equivalente a 645 campos de futebol., e sua capacidade inicial será de 150 mil veículos por ano, com expansão prevista para 300 mil na segunda fase e potencial de chegar a 600 mil unidades. A empresa também planeja transformar a fábrica em um hub de distribuição para toda a América Latina.
Neste primeiro momento, a operação segue o regime SKD (Semi Knocked-Down), em que a montagem ocorre a partir de conjuntos semiacabados.
Segundo a BYD, as produções avançaram gradualmente para produção integrais — com estampagem, soldagem e pintura — e ampliará por meio de fornecedores instalados no entorno.
A fábrica foi projetada para montar até oito modelos da marca. Até agora, a unidade brasileira produz três dos carros mais vendidos da montadora no país: o 100% elétrico Dolphin Mini e os híbridos plug-in Song Pro e King. Mesmo com a fabricação em território nacional, os preços permanecem sem alterações.
Como é o Dolphin Mini

Inicialmente, com preços de R$ 118.800, o Dolphin Mini é um dos compactos elétricos mais acessíveis do Brasil. Ele foi baseado na e-Platform 3.0, traz motor dianteiro de 75 cv e 13,8 kgfm e com uma bateria com cerca de 39 kWh, além de oferecer autonomia de 280 km, segundo o Inmetro. Carro com capacidade para até cinco ocupantes.
King: o sedã para brigar pelo reinado

Com informações de Forbes