
Aprovada em cinco universidades dos Estados Unidos, a jovem Radymilla Camilo, de 20 anos, vai cursar Ciência da Computação e Design Industrial, na Georgia Institute of Technology (Georgia Tech), onde ganhou bolsa de estudos integral. Natural de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, ela é ex-aluna do curso técnico integrado em Edificações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Catolé do Rocha.
Para alcançar esse resultado, Radymilla passou por dois anos de uma preparação voltada ao processo de admissão norte-americano. Enfrentou provas padronizadas, escreveu cartas de motivação, participou de entrevistas e foi avaliada por comitês internacionais — etapas que exigiram domínio do inglês, planejamento e resiliência.
“Foi um sentimento surreal. A decisão da Georgia Tech foi uma das últimas que recebi. E, sendo sincera, eu não estava com muitas esperanças. Quando li a primeira palavra da carta de aceitação, ‘Congratulations!’, fiquei extremamente feliz”, disse Radymilla.
A estudante explica que durante o ensino médio participou de projetos de extensão e pesquisa no IFPB, que despertaram o interesse dela por inovação e impacto social.
“Foi no IFPB que comecei a dar meus primeiros passos com desenvolvimento web e robótica. Sempre tive curiosidade por tecnologia, mas foi lá que enxerguei a área como carreira”, contou.
Lidar com as muitas rejeições foi um grande desafio
A paraibana começou a se preparar para oportunidades no exterior ainda durante o ensino médio, quando passou a estudar inglês sozinha e a pesquisar oportunidades acadêmicas fora do Brasil. Depois, participou de programas de mentoria que auxiliaram na construção da candidatura.
“Um dos maiores desafios foi começar com um nível intermediário de inglês, o que dificultava bastante minha comunicação e escrita. Mas acredito que o desafio mais significativo foi lidar com as muitas rejeições no primeiro ano de aplicação, especialmente de universidades que eu sonhava estudar. Isso teve um grande impacto emocional”, afirmou.
Ao todo, a ex-aluna do IFPB foi aprovada nas seguintes instituições:
- 2024: Drexel University e Stetson University (com bolsa parcial);
- 2025: University of North Carolina at Chapel Hill e University of Wisconsin-Madison;
- 2025: Georgia Tech (com bolsa integral).
Ela também ficou na lista de espera da Washington University in St. Louis, University of Notre Dame, Wellesley College e Wake Forest University.
A jovem embarca em agosto para os Estados Unidos e pretende futuramente abrir uma startup voltada para o ensino de tecnologia e design acessível.
Outra estudante do Sertão também conseguiu bolsa de estudos nos EUA
Outra ex-aluna do IFPB também iniciou uma trajetória internacional. Letícia Bezerra, de Catolé do Rocha, que estudou com Radymilla no curso técnico de Edificações, foi aprovada em 2024 na Northwestern University, a sexta melhor universidade dos EUA, com bolsa integral. Hoje, ela cursa Engenharia da Computação.
“É um negócio muito surreal. Tem sido muito incrível. Não é fácil, com toda certeza. O nível aqui é muito alto, tenho que assistir às aulas em inglês, mas está sendo muito interessante”, contou a jovem, que já planeja uma viagem acadêmica a Londres com o suporte da instituição.
Radymilla e Letícia participaram de projetos de extensão e pesquisa no IFPB. Foto: Arquivo Pessoal / Radymilla Camilo
Com informações do Jornal da Paraíba