Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 27 bilhões no Brasil e comércio de João Pessoa acompanha tendência

Mesmo com leve retração no número de consumidores em relação ao ano passado, o Dia dos Pais deve impulsionar fortemente as vendas no comércio brasileiro, movimentando R$ 27,13 bilhões no varejo e setor de serviços, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil. Em João Pessoa, o comércio local segue o ritmo nacional, com expectativas positivas para a data.

O estudo mostra que cerca de 106,3 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano. Em João Pessoa, o índice de consumidores que pretendem comprar presente segue a média nacional que atingiu 65%. A maioria dos consumidores pessoenses planeja gastar entre R$ 150 e R$ 200, valor um pouco abaixo da média nacional, que é de R$ 255 por pessoa.

Assim como no restante do país, os produtos mais procurados são roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios (18%).

A compra online também se destaca: 78,5% dos consumidores de João Pessoa devem utilizar a internet para compras e pesquisas de preço, o mesmo percentual observado no cenário nacional. A pesquisa revela ainda que em que oito em cada 10 brasileiros afirmaram que irão pesquisar preços on-line, sendo que 81% o farão a compra do presente pela internet. A pesquisa nacional e local aponta que os shoppings centers (31%), lojas de departamento (18%) e centros comerciais populares (15%) são os principais pontos de venda físicos.

O uso do Pix como forma de pagamento também deve superar o cartão de crédito na capital paraibana, refletindo o cenário nacional de cautela diante da inadimplência. Em João Pessoa, 42% dos consumidores disseram que vão pagar via Pix, enquanto apenas 24,5% devem utilizar o cartão de crédito, tendência semelhante à nacional, onde 76% pretendem pagar à vista.

A pesquisa nacional também aponta que 35% dos consumidores estão com contas em atraso e 24% reconhecem que pretendem gastar mais do que podem neste dia dos pais.

Para o presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Vilar, os dados confirmam a força do Dia dos Pais para o comércio local e o alerta sobre a inadimplência . “Os consumidores estão cada vez mais atentos aos gastos e preferem evitar o endividamento. O Pix cresce por oferecer agilidade e segurança, e o digital se consolida como um canal de venda indispensável. Os lojistas que investirem em redes sociais, e-commerce e atendimento por WhatsApp tendem a sair na frente nesta data comemorativa”, destaca.

 

Category: Destaques, Sociedade
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