O faturamento do e-commerce chegou a R$ 2,43 bilhões na Paraíba em 2024. O estado teve uma participação de 1,19% em relação à movimentação de compras on-line em todo o país, que alcançou mais de R$204 bilhões. Os gastos dos brasileiros com os pedidos online tiveram um salto de R$ 214,2 milhões em 2019 para R$ 414,86 milhões no ano passado.
Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), e mostram ainda que entre os estados do Nordeste, a Paraíba fica na quinta posição de maior incremento na economia neste seguimento de venda, ficando abaixo da Bahia (4.60%), Pernambuco (2.97%), Ceará (2.47%) e Maranhão (1.21%).
Em todo o país foram mais de 91,3 milhões de compradores, cerca de 16,03% são do Nordeste, deixando a região na terceira posição. Acima estão as regiões Sudeste (55,86%) e Sul (16,93%). Na distribuição de faturamento por estados, São Paulo, lidera com 33.29%, seguido de Minas Gerais (10.95%) e Rio de Janeiro (9.64%).
Entre os artigos mais comprados de forma online pelos brasileiros estão os eletrodomésticos, telefonia e casa e decoração. A pesquisa também traz dados do perfil dos compradores que preferem o e-commerce: 60% deles são mulheres e 35% têm idade de 35 a 44 anos. Além disso, foi avaliado que a preferência do dispositivo utilizado no momento da compra é o aparelho celular (55.5%).
Já no mês de janeiro deste ano, o e-commerce brasileiro iniciou com forte crescimento, que de acordo com a ABCOMM foi impulsionado por estratégias avançadas de automação de marketing. Entre os setores que mais faturaram, segundo dados da edrone, empresa que fornece ferramentas e tecnologias para e-commerce, em um universo de 700 lojas virtuais, destacam-se Roupas e Acessórios (R$ 68,5 milhões), Casa e Jardim (R$ 49,3 milhões), Infantil (R$ 16,6 milhões), Saúde e Bem-estar (R$ 10,7 milhões) e Alimentos e Bebidas (R$ 10,4 milhões). Os cinco segmentos movimentaram mais de R$ 155 milhões durante o primeiro mês do ano.
Os avanços do e-commerce são percebidos pelas empresas de todas as áreas, que cada vez mais estão se preparando e se modernizando para acompanhar esse segmento de venda e compra.
A analista do Sebrae Paraíba, Ericka Vasconcelos, afirma que esse crescimento vem combinado a diversos fatores. Um deles foi o comportamento das pessoas que mudou radicalmente após a pandemia da Covid-19, assim como os brasileiros, os paraibanos se acostumaram a comprar online por causa da comodidade, da variedade de produtos e das promoções.
Erika detalha que outros fatores que ajudam na disseminação da compra e venda online de produtos e serviços são o investimento em plataformas digitais, marketplaces e redes sociais. Além do acesso a ferramentas mais simples e que permitem a venda online com custos menores e o melhoramento na questão da logística.
“As pessoas querem facilidade, rapidez e mais opções na hora de comprar, e as empresas precisam se adaptar a isso. O Pix, por exemplo, já eliminou muitas barreiras para os pequenos negócios. E o mais interessante é que essa transformação não significa que o varejo físico está ficando pra trás. O que está acontecendo é um movimento de integração, onde as empresas combinam o online e o offline para atender melhor seus clientes”, frisou.
Ainda de acordo com Vasconcelos, o ideal é unir os dois canais, o físico e o digital para criar uma experiência completa para o cliente. Esse modelo é o chamado de Omnichannel que integra lojas físicas, virtuais e compradores com a possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo on-line e o off-line. Isso é uma realidade para muitos negócios e faz toda diferença para quem quer se destacar no mercado.
Do fiado ao E-Commerce: a transformação digital do Armazém Paraíba
Uma das empresas que teve que se adaptar ao e-commerce com rapidez devido a pandemia foi o Armazém Paraíba, pois as vendas online nunca foram o projeto principal da empresa.
Sua história iniciou em 1929, no estado do Rio Grande do Norte e se firmou quando a família do Sr. João Claudino (Seu Joca) mudou-se para cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano em 1954, quando o negócio passou a ser Sociedade J. Claudino e Filhos. Mas apenas em 1975 foi instalada a primeira loja com o nome Armazém Paraíba, a sede localizada em João Pessoa. O empreendimento possui atualmente 46 lojas espalhadas pela Paraíba, além de 11 distribuídas em Pernambuco, Ceará e Bahia.
Somente no ano de 2019 foi colocado em prática um projeto chamado internamente de “Voa vendas online agora”, com as vendas no site sendo iniciadas no ano seguinte.
“A empresa contou com um parceiro de mercado e iniciou a montagem de todos os processos necessários para venda online, pois mexe bastante com o estoque, logística, tecnologia e também com a clientela. Em 2019, colocamos para valer bem próximo a Black Friday”, contou o gerente administrativo do Armazém Paraíba em João Pessoa, Filipe Andson.

“A marca é acolhida pelo nosso público, tanto na porta da loja, quanto nas redes sociais, e no site. Então tudo isso compõe o diferencial competitivo da gente. É como a gente faz há 66 anos, modernizando, mas mantendo a essência da empresa”, concluiu Filipe.
Com informações do Pauta Real.