Semanas antes de o presidente Donald Trump anunciar tarifas abrangentes sobre mais de 80 países ao redor do mundo — incluindo 20% sobre a União Europeia —, o bilionário holandês do setor imobiliário Remon Vos demonstrava tranquilidade em relação ao impacto que uma possível guerra comercial poderia ter sobre a CTP, sua empresa de imóveis industriais listada em bolsa, que é a maior do setor na Europa Central e Oriental.
“Empresas asiáticas gostam de estar localizadas na Europa para evitar tarifas de importação. Acho isso positivo”, afirmou ele em uma teleconferência de resultados em 27 de fevereiro, destacando a crescente lista de clientes do leste asiático que buscam os parques industriais da CTP para fabricar produtos voltados ao mercado europeu. “Para nós, isso é uma vantagem.”
A CTP sofreu um baque com a queda generalizada do mercado acionário desencadeada pelas tarifas anunciadas por Trump, com suas ações caindo 12% entre o anúncio, em 2 de abril, e a entrada em vigor das tarifas, uma semana depois. Ainda assim, a empresa teve um desempenho melhor que muitos de seus concorrentes. Trump adiou as tarifas mais altas por 90 dias em 9 de abril, exceto uma tarifa global de 10% sobre todos os países, o que fez as ações subirem 4%. Vos, que detém 73% das ações, tem um patrimônio estimado em US$ 6 bilhões (R$ 34,8 bilhões), o que o coloca como estreante na lista de Bilionários do Mundo da Forbes em 2025.