ABRIL AZUL: Cabedelo vai realizar diversas atividades e inclusão de pessoas


Instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril tem o objetivo de promover o entendimento sobre o tema, combater o preconceito e incentivar a inclusão de pessoas autistas na sociedade.

Em Cabedelo, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SPcD) montou um calendário com diversas ações e atividades que reforçam a mensagem de acolhimento, atenção, carinho e respeito com as pessoas do espectro autista.

A programação começou nesta terça-feira (1), com uma mostra de talentos de pessoas autistas, que integram a rede municipal de ensino ou que fazem parte de algum projeto da SPcD. Dentro do calendário, ao longo do mês, estão previstos, ainda, caminhadas, Pit Stop, capacitações, visita ao Circo Patati Patatá, lançamentos de projetos inclusivos, rodas de conversa, palestras, exposições culturais, dentre outras atividades.

Na abertura do Abril Azul, foi realizada uma mostra de talentos com alunos autistas da rede municipal ou de projetos da SPcD, que emocionou a todos os presentes. O evento contou com a participação do representante da Defensoria Pública de Cabedelo, Gerardo Rabelo, e de representantes do Poder Legislativo.

“Esse mês é muito importante e toda Cabedelo precisa abraçar a causa do respeito, da empatia e da oportunidade pelas pessoas com autismo. Reafirmamos nosso compromisso em proporcionar mais acolhimento, atenção e carinho não só para com os autistas, mas para os cuidadores também. Inclusive, estamos envidando esforços para anunciar em breve a instalação de mais pontos de apoio com mais serviços voltados para as pessoas com deficiência, e assim nossa cidade vai seguir avançando como referência”, destacou o prefeito André Coutinho, após acompanhar a mostra de talentos na SPcD, ao lado da primeira dama Nathália Coutinho e da vice-prefeita Camila Holanda.

“É uma grande alegria estar aqui nesse primeiro dia do Abril Azul e acompanhar de perto as ações desta gestão comprometida com o próximo. Uma gestão que tem um olhar humano e tem feito a diferença na causa da pessoa com deficiência. São tantos projetos maravilhosos em desenvolvimento e eles precisam do nosso acompanhamento. É importante ouvir o depoimento de pessoas que eram reclusas, que só ficavam em casa e através das ações da Prefeitura tem se destacado e estão vendo o mundo com outros olhos”, ressaltou Camila Holanda.

Atualmente, estima-se que cerca de 1 a 2% da população mundial esteja dentro do espectro autista. Em Cabedelo, a rede pública assiste cerca de 400 pessoas autistas. Caracterizado por desafios na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, o TEA se manifesta de diferentes formas e intensidades, tornando cada caso único.

“Este mês teremos diversas atividades e o mais importante é poder demonstrar que Cabedelo hoje é uma cidade preparada para atender a pessoa com autismo. Atualmente temos profissionais do município que são qualificados para identificar e fazer toda diferenciação e encaminhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que tem dificuldades de comunicação e interação social. E nós também temos projetos que são voltados para seus cuidadores. Uma mãe de um autista é uma  lutadora que nunca se enfraqueceu mesmo nos piores momentos  e por isso também merecem nossa atenção”, destacou a secretária Gaby da Inclusão.

Category: Destaques, Sociedade
Próximo post
Motta anuncia comissão especial para analisar isenção do IR para até R$ 5 mil
Post anterior
Lista de bilionários da Forbes: Elon Musk é homem mais rico do mundo em 2025; veja o top 10