
A Dom Pérignon acaba de anunciar o próximo capítulo em sua longa história de colaborações artísticas: uma parceria com Takashi Murakami, icônico artista contemporâneo japonês. Conhecido por suas flores sorridentes e sua vibrante estética pop, Murakami foi convidado pela maison para criar uma edição limitada para Dom Pérignon Vintage 2015 e o primeiro lançamento de Dom Pérignon Rosé Vintage 2010, ambas em números limitados.
O movimento dá continuidade a uma tradição artística da casa de champanhe, que desde 2005 colabora e homenageia algumas das figuras culturais mais influentes de cada geração – de Andy Warhol a Jean-Michel Basquiat, Karl Lagerfeld e Jeff Koons. A escolha por Murakami, muitas vezes apelidado de o “Andy Warhol do Japão”, reforça a estratégia de conectar com artistas que transitam entre a tradição e a vanguarda, segundo a maison.
“Por meio da minha colaboração, quis expressar uma forma de viagem no tempo”, afirmou Murakami em comunicado. “Meu objetivo é continuar relevante daqui a 100 ou 200 anos e transcender o tempo. Quando o rótulo estiver envelhecido, e eu me for, espero que as pessoas do futuro, ao vê-lo, re-imaginem 2025 em suas próprias mentes”.
Takashi Murakami é uma das figuras mais relevantes da arte contemporânea. Ele é o criador da teoria estética “Superflat”, que mescla a arte tradicional japonesa, como as pinturas ukiyo-e, com a cultura pop de massa, como o mangá e o anime. Sua relevância no universo do luxo não é nova: sua colaboração com a Louis Vuitton no início dos anos 2000, sob o comando de Marc Jacobs, é considerada um dos marcos que uniram definitivamente a arte contemporânea e a moda de alto padrão.
Apenas 100 garrafas da collab Dom Pérignon x Takashi Murakami estão disponíveis no Brasil, somente na versão Vintage 2015, entre R$ 2.400 e R$ 2.600 cada.
Com informações de Forbes